Cerca de 20% dos eleitores do Amazonas deixaram de comparecer às urnas neste domingo (4), durante o primeiro turno das Eleições 2026. O dado foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) no balanço final do pleito no estado.
Apesar da abstenção, a Justiça Eleitoral registrou aumento na presença de eleitores idosos. Segundo o Tribunal, um dos fatores que pode ter contribuído foi a possibilidade de utilização do comprovante de votação para validação da prova de vida junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Em algumas seções eleitorais, o maior fluxo de eleitores e o tempo necessário para a digitação dos votos provocaram filas e períodos de espera. De acordo com o TRE-AM, os problemas foram pontuais e não comprometeram o andamento da votação.
Durante coletiva de imprensa, a presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, avaliou que a votação transcorreu de forma regular e destacou a atuação conjunta da Justiça Eleitoral, forças de segurança, Forças Armadas e demais instituições envolvidas.
“O balanço das ocorrências demonstra o compromisso do TRE-AM com a transparência, a segurança e a garantia do exercício pleno da cidadania a todos os eleitores amazonenses, que é possível graças ao empenho conjunto de todas as instituições envolvidas na realização das eleições”, afirmou.

%2019.38.19_f9b51bf0.jpg)

Postar um comentário