O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), realizou uma nova rodada de mudanças na estrutura administrativa do Estado. As nomeações e exonerações foram formalizadas em decretos assinados nos dias 2 e 3 de julho e atingem áreas como assistência social, comunicação pública e previdência estadual.
As alterações ocorreram antes da nova vedação eleitoral - em vigor desde o último sábado (04/07) - que proíbe exoneração e nomeação de agentes públicos.

Uma das principais mudanças é na Secretaria de Estado de Assistência Social e Combate à Fome (Seas). Ana Beatriz Lobo Moutinho Breval foi nomeada para comandar a pasta. Ela substitui Adilce Lane Edwards de Araújo, que deixa o cargo.
Sejusc e Na Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o ex-vereador de Manaus Sildomar Abtibol foi nomeado secretário executivo adjunto. Ele já teve cinco mandatos na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e também foi secretário de Assitência Social de Manaus durante a gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto.
Outra mudança ocorreu no Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM). Renato Marinho Bezerra Júnior foi exonerado do cargo de diretor-presidente do órgão. Até o momento, o governo ainda não oficializou o nome que assumirá a direção do instituto.
Comunicação pública e previdência
Na Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas, responsável pelo Sistema Encontro das Águas de Comunicação, a jornalista Lúcia Cordeiro Pereira foi nomeada diretora-presidente. Ela assume o lugar de Oswaldo Lopes, que comandava a fundação desde 2019, início da gestão do ex-governador Wilson Lima (União Brasil).
Também houve mudança na Fundação Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas, a Amazonprev. O advogado David Amorim Toledo foi nomeado diretor-presidente da fundação, em substituição a Evilázio Nascimento.
David Amorim é especialista em gestão pública e já ocupou cargos na administração estadual. Atualmente, presidia o Conselho de Administração da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), referente ao biênio 2024-2026.
Mudança na Sema
Além destas mudanças, na semana passada, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) confirmou a saída de Eduardo Taveira da pasta. Entretanto, até o momento a exoneração não foi oficializada no Diário Oficial do Amazonas.
Reestruturação
As mudanças fazem parte de uma nova fase de reestruturação administrativa no governo Roberto Cidade. Em maio, o governador já havia promovido mais de 10 alterações em secretarias e órgãos estaduais.

%2019.38.19_f9b51bf0.jpg)

Postar um comentário