A Justiça do Rio de Janeiro emitiu nesta terça-feira (3) um mandado de prisão contra o cantor e rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, que passou a ser considerado foragido após a expedição da ordem.
Autoridades tentaram cumprir o mandado na residência do artista, mas não o localizaram, informou a Polícia Civil. Desde então, diligências foram iniciadas em diferentes endereços ligados ao músico, ainda sem sucesso na sua captura.
Oruam estava em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica, dispositivo que, conforme registros oficiais, ficou desligado desde o último domingo (1º). Relatórios da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) apontaram múltiplas interrupções no monitoramento, fato que levou à revisão das medidas cautelares que permitiam sua liberdade.
O QUE O CANTOR DIZ
O rapper postou um vídeo mostrando supostas falhas no carregamento da tornozeleira eletrônica. Nas imagens, o músico mostra o aparelho conectado na tomada, mas a bateria da tornozeleira não carrega. O registro é de 8 de dezembro.
A defesa alega que a tornozeleira descarregou por “lapsos” do músico e que não há risco de fuga. De acordo com a defesa do cantor, em 16 ocasiões, a bateria passou menos de três horas descarregada, 13 delas ocorreram fora da janela de horário do recolhimento domiciliar, 12 delas em viagens comunicadas às autoridades e seis durante a madrugada ou início da manhã, demonstrando que Oruam estava dormindo.
O QUE A JUSTIÇA DIZ
O ministro Joel Paciornik afirma que os descarregamentos “extrapolam muito um mero problema de carregamento” e demonstram “desrespeito à autoridade judicial”. “Tal conduta compromete diretamente o controle estatal sobre a liberdade do acusado, inviabilizando o monitoramento de seus deslocamentos e frustrando a fiscalização imposta pelo Juízo”, escreveu.
Com a decisão judicial desta semana, a liminar que mantinha o rapper em liberdade foi revogada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), restabelecendo fundamento para a ordem de prisão preventiva.
A ação em curso envolve atuação da Polícia Civil para localizar Oruam e assim dar cumprimento ao mandado. Autoridades informaram que o caso segue em andamento, com continuidade das buscas e empenho no cumprimento das determinações judiciais.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

%2019.38.19_f9b51bf0.jpg)
Postar um comentário