Manaus (AM) – O governo do Amazonas inaugurou nesta quinta-feira (23) o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) TEA Gilson Moreira, localizado no bairro Mundo Novo, zona norte de Manaus.
A nova unidade é a segunda desse porte especializada no atendimento exclusivo a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede estadual de saúde, reforçando a política de inclusão social.
Com estrutura moderna e uma equipe multiprofissional, o centro oferecerá atendimento gratuito e integrado para crianças de até 11 anos. O serviço visa garantir atenção especializada, promovendo inclusão e equidade no Sistema Único de Saúde (SUS) para as famílias amazonenses.
(Foto: Michel Santos – Portal Tucumã)
A solenidade de inauguração foi marcada por discursos emocionados que destacaram a importância da nova unidade para a comunidade.
O deputado estadual Mário César Filho (União Brasil) dirigiu-se às mães atípicas, que as classificou como mulheres guerreiras que não desistem.
Ele ressaltou o compromisso do governador do estado Wilson Lima (União Brasil) com a causa, lembrando que a criação de clínicas especializadas foi uma promessa de campanha que está sendo cumprida.
“O governador da inclusão, o governador do autismo que entrou para a história. O governador Wilson Lima é um governador que tem palavra, que fala e que faz. E isso que todos nós que estamos aqui temos que falar para as outras pessoas, porque são poucos estados do nosso Brasil que têm uma estrutura de ponta como essa”., declarou o deputado.
(Foto: Michel Santos – Portal Tucumã)
Atendimento Integrado e Imediato
(Foto: Michel Santos – Portal Tucumã)
De acordo com as informações prestadas na coletiva de imprensa realizada após a solenidade, os atendimentos na nova unidade têm início imediato, a partir desta quinta-feira (23).
O fluxo de atendimento começa com uma pré-avaliação com um médico especialista no transtorno. A unidade utiliza tecnologia para facilitar o acesso: cada setor possui um QR Code que, ao ser escaneado com um celular, direciona os responsáveis com todas as orientações.
A proposta da unidade é oferecer uma assistência integral. Uma equipe multiprofissional elabora um plano de desenvolvimento individualizado para cada criança, focando em aspectos sensoriais, motores e intelectuais, de acordo com a necessidade específica de cada uma.
Capacidade e Expansão da Rede
O CAIC TEA da Zona Norte tem capacidade para atender 250 crianças por dia, mesma capacidade da unidade pioneira na Zona Leste.
Durante a coletiva, Wilson Lima anunciou a previsão para a próxima expansão da rede: um terceiro CAIC TEA, localizado no Parque 10 de Novembro, na zona centro-sul, que deve ser inaugurado até o final de 2025.
Impacto na Rede de Saúde
(Foto: Michel Santos – Portal Tucumã)
Com aproximadamente 45 mil pessoas atípicas no Amazonas, segundo dados citados na solenidade, a nova unidade na Zona Norte amplia significativamente o acesso a um serviço de saúde essencial e especializado, que até então era inédito no estado.
“A gente não tem nenhum registro anterior no Estado… sobre qualquer construção de política voltada para o autismo. Então, é algo novo, em que a gente tem aqui uma certeza muito clara de que a gente está no caminho certo da implementação e da ampliação dessa política”, afirmou Lima.
A estrutura de ponta e o atendimento multiprofissional têm como objetivo garantir que as crianças recebam o suporte necessário para seu desenvolvimento, visando tornarem-se adultos mais independentes e plenamente integrados à sociedade.
Postar um comentário